´Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele" Lévi Strauss

sábado, 7 de janeiro de 2012

Projeto Horta na Oca






Somos um grupo de voluntários (www.peladignidadehumana.blogspot.com) e estamos com um projeto de criar um pomar e uma horta na reserva indígena Rio Silveira. Existem várias famílias que enfrentam muitas dificuldades materiais, por falta de emprego e condições necessárias para viverem entre os brancos. Crianças e idosos com problemas de desnutrição. Sendo assim, estamos construindo uma grande "horta-mãe", para a produção de alimentos que servirão à tribo e logo que estiver em condições, estará fornecendo sementes e mudas para a criação de novas hortas e assim suprir toda a aldeia.
Para a realização desse projeto, necessitamos de parceiros que contribuam com: sementes e mudas para a horta (verduras e legumes) e para o pomar (árvores frutíferas). Tela metálica para proteção (tela de galinheiro), adubo e afins. Conforme especificado no projeto abaixo.




 *Doações de roupas, calçados, brinquedos, utensílios domésticos, roupas de cama, colchões, etc, também são bem-vindas, visto que as necessidades da aldeia são constantes.








Reserva Rio Silveira:


A Reserva Indígena Guarani do Rio Silveira está localizada na Mata Atlântica e faz divisa com os municípios de Bertioga e São Sebastião. Situada na Região Sul do município no bairro de Boracéia, está  a 60 KM aproximadamente do Centro Histórico de São Sebastião.
Os índios tem como moradia pequenas ocas construídas em pau-a-pique coberta com palha e ou casas construídas com madeira da própria Aldeia, coberta com piaçava. A alvenaria, a madeira e a palha se misturam em sua construção, trazendo características indígenas bastante pronunciadas, e um pouco do conforto ocidental, como banheiros domiciliares para cada oca.
Os índígenas vivem economicamente do cultivo e comércio  de produtos agrícolas como o palmito, a pupunha; plantas ornamentais como orquídeas, bromélias e bastão do imperador e o artesanato indígena que é a base principal de sua atividade. Os produtos comercializados são responsáveis pelo desenvolvimento econômico da comunidade e a renda obtida com o comércio dos produtos, são investidos na complementação da renda das famílias envolvidas na produção. Não há produção de excedentes. Toda caça e doações recebidas, gentilmente são divididas entre todos os membros do grupo em partes iguais.

PROJETO HORTA NA OCA

Motivos e necessidades: 

Como se trata de um aldeia indígena não existe por lá, produção de excedentes, nem cultivo de alimentos que possam suprir as necessidades materiais da tribo. Pensando nessa lacuna, idealizamos um projeto inicial de uma "horta-mãe", onde plantaremos toda a diversidade de hortaliças para a produção de alimentos, assim também como um pomar para consumo interno. Posteriormente, serão retiradas mudas e sementes dessa "horta-mãe" para a  criação de novas hortas ao longo da aldeia para suprir as famílias habitantes.
Nessa horta serão plantadas mudas e semearemos sementes de: tomates, abóboras de vários tipos, quiabo, jiló, chuchu, mandioca, batata, cenoura, rabanete, beterraba, e verduras em geral.
Para o pomar: jaca, manga, abacate, lichia, fruta do conde, ameixa, melancia, maracujá, laranja, limão, tangerina, jabuticaba, pitanga, etc...

Recursos disponíveis:
  • Terreno para horta-mãe 10  X 25 m.
  • mão de obra local (os próprios moradores)

Material necessário:
  • tela metálica (tipo galinheiro) para  proteção
  • estrutura para a sustentação da tela
  • adubo
  • sementes e mudas (hortaliças e frutas)
  • orientação agrária
  • serviço voluntário

Objetivo:
  • Levar a aldeia a produzir  uma horta auto-sustentável, para suprir suas necessidades.

Contato:
Sandra
celular: (011) 8129-1471
email: peladignidadehumana@terapiasecursos.com.br

 Agradecemos a todos que nos visitam!!!

8 comentários:

  1. A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira.
    Léon Tolstoi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, miga!!! Obrigada pela tua força nesse trabalho, minha linda! bjs e luz

      Excluir
  2. Parabéns pelo belo trabalho, pela dignidade

    humana, e a questão indígena no Brasil, é um

    assunto muito sério, e observamos que os

    dirigentes de nosso País e as comunidades

    indígenas não se entendem, pois falta o devido

    respeito aos verdadeiros donos da Terra.

    Felicidades, sucesso nesse belo trabalho e,

    Paz Profunda!

    Ivanildo Assis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivanildo!!! Muito obrigada, meu amigo pelo seu apoio e compreensão!!! bjs e luz

      Excluir
  3. Que lindo o seu trabalho e empenho p/ ajudar os índios, vc está de parabéns!!! Pena eu morar tão longe, gostaria de estar junto nessa ação tão linda. Parabéns mais uma vez!! Bjs Vê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga...embora esteja longe, tenho certeza de que seu coração está aqui com a gente! Isso já vale a pena! Mil beijos, florzinha!

      Excluir
  4. Parabéns pelo ótimo trabalho. São atitudes dignas como a sua que demonstram que vale a pena acreditar no ser humano. beijos cheios de luz miga....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão, meu querido amigo!!! Que o Universo te proteja sempre!
      beijos de luz

      Excluir

Gratidão pelo comentário!!! Paz profunda!!!