´Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele" Lévi Strauss

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Após o incêndio...


"Deus criou todas essas gentes infinitas, de todas as espécies, mui simples, sem finura, sem astúcia, sem malícia, mui obedientes... [...]; mui humildes, mui pacientes, mui pacíficas e amantes da paz, sem contendas, sem perturbações, sem querelas, sem questões, sem ira, sem ódio e de forma alguma desejosos de vingança. São também umas gentes mui delicadas e ternas. São gente pobre que possui poucos bens temporais, nem mesmo são soberbos, nem ambiciosos, nem invejosos. [...] Têm o entendimento mui nítido e vivo; são dóceis e capazes de toda boa doutrina."  
Frei Bartolomeu de Las Casas.*

Ontem, dia 28 de dezembro, depois de conseguirmos arrecadar um bom número de doações, levamos a aldeia Rio Silveira, para entregar as vítimas do incêndio relatado na postagem anterior. Seguimos estrada debaixo de forte chuva e neblina, mas a vontade de estar logo entre eles era muito maior que o frio da estrada.

Assim que chegamos, nos encontramos com um representante da Funai, Márcio, o qual também já estava levando doações às famílias desabrigadas, e logo depois, chegou também um caminhão da Funai, com o material necessário para a reconstrução das novas ocas. O órgão foi muito rápido e eficiente nessa questão.

Notamos a felicidade e contentamento quando dividiram as caixas que levamos. Todos pegavam alguma coisa, mas somente tiravam aquilo que realmente precisavam, deixando sempre para o outro que chegaria depois. Roupas, calçados, brinquedos de toda a sorte, eram divididos justamente entre todos os membros do grupo. 

Foi muito bom perceber a alegria no rosto de todos eles. O conforto que receberam, pouco foi, se comparado a satisfação que nos davam, por estarem felizes.

Liviane, uma indiazinha de onze anos me abraçou, com uma bolsa dourada que ganhou das doações e disse: "Você me dá uma boneca?" Sim, minha pequena índia, lhe darei essa boneca grande de cabelos pretos que você me pediu, pois mais do que me pede, maior é a alegria e o amor que você nos faz sentir.

Em breve as famílias estarão novamente em suas novas ocas, e novos projetos estão sendo criados para melhorar a qualidade de vida dessas famílias. Para que possam continuar vivendo dentro de sua cultura, com algum conforto. A troca de conhecimentos é inenarrável, e sei que muito tenho a aprender com eles, mas pouco tenho a ensiná-los.

Ainda continuamos a aceitar doações, visto que as necessidades materiais da comunidade são enormes.
Nossos agradecimentos especiais ao Espaço de Dança Maktub e a Tina Domingos, que tão carinhosamente abraçou a obra e angariou doações maravilhosas para um momento tão difícil. Nossos agradecimentos a todos aqueles que de alguma maneira continuam nos incentivando a prosseguir nessa jornada!


Gratidão a todos!
Sandra e Wilner
Contato para doações:

Sandra Baptista: (011) 8129-1471
email: peladignidadehumana@terapiasecursos.com.br


*LAS CASAS, Frei Bartolomeu. Paraíso Destruído, O. pag. 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão pelo comentário!!! Paz profunda!!!