´Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele" Lévi Strauss

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Natal na Aldeia


 
O Natal não é uma data comemorada pelos nossos indígenas, até porque não faz parte de sua cultura, e sim trata-se de uma festa absolutamente cristã.
Mas, aproveitamos a folga, e fomos para a aldeia, passar o dia com nossos amigos.
Uma surpresa, nos toma de assalto logo na entrada da reserva, quando nos deparamos com 3 ocas absolutamente queimadas por um incêndio ocorrido no dia 23 de dezembro, sexta-feira.
Todos os seus poucos objetos foram perdidos, como utensílios de cozinha e roupas. A comida não lhes falta, porque outras famílias os acolheram com alimentos, porém, os desabrigados, estão morando em cabanas improvisadas de plástico e lona, no meio dos terrenos de outras ocas.
Ficamos muito tristes com o acontecido, não por ser Natal, que para eles trata-se de um dia comum, mas pela sua perda, pela sua tristeza.
Não ouvimos nenhuma lamentação, mas a tristeza era clara nos olhos da senhora de mais ou menos 70 anos, que nos dizia: "A comida não falta, graças a Nhanderú, mas nem 'calcinha' eu tenho mais."

Esta semana estaremos levando doações que conseguimos levantar, tais como calçados, roupas e brinquedos.

Nossos agradecimentos a Tina Domingos, que tão gentilmente se mobilizou para a arrecadação na escola de dança Maktub.  Agradecemos a Wander Yukio, que estando conosco no dia da visita, retirou seus chinelos e doou no mesmo instante, ao indígena que perdeu seu único par tentando socorrer as vítimas do incêndio.

Aceitamos carinhosamente toda a ajuda que puderem nos dar, para melhorar as condições materiais dessas famílias que perderam suas ocas.
Gratidão a todos!
Sandra Baptista
Contato para doações:
(011) 8129-1471
e-mail: atendimento@terapiasecursos.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão pelo comentário!!! Paz profunda!!!