´Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele" Lévi Strauss

sábado, 14 de julho de 2012

Falando do Projeto Horta na Oca...




"Nosso Senhor bem sabe que eu não suporto todas estas penas para acumular tesouros nem para descobri-los para mim; pois, quanto a mim, bem sei que tudo o que se faz neste mundo é vão, se não tiver sido feito para a honra e o serviço de Deus" (Trecho retirado do diário de Cristovão Colombo em sua terceira viagem. In.Las Casas, Historia,I,146)

Hummmmm... então... Lembram-se do nosso projeto Horta na Oca, onde fizemos uma proposta de criar algo que pudesse melhorar a qualidade de vida dos nossos amigos da Aldeia? Pois é, infelizmente não aconteceu como esperávamos...
Vamos explicar:
Quando expliquei às pessoas conhecidas sobre esse projeto, muitos se interessaram e se dispuseram a ajudar. Houve até um contato, que se mostrou tão interessada que chegou a me propor a criação de uma ONG a partir dessa ação, Horta na Oca!! Ah, ficamos todos muito felizes, tudo parecia um sonho! Recebi a promessa de que esse projeto seria cuidadosamente estudado, mas que com toda a certeza teria a aprovação dessa organização para a criação da Ong, que receberia incentivos não só para a realização da Horta Mãe, como também outras ações comunitárias para ajudar nossos amigos.... Porém deve haver muitos outros projetos tão importantes como o nosso também sendo estudados, mas acreditamos que um dia poderão nos ajudar!
Outras pessoas, também conhecidas, demonstraram  interesse em ajudar, contribuindo com sementes e até mesmo em ir à Aldeia ajudar na construção e plantio da Horta. Mas, São Paulo é uma cidade muito grande, e todos tem muito o que fazer, todos correm para resolver seus próprios problemas, e acabaram não tendo tempo para participar do nosso sonho.
Eu e o Wilner, embora com todas as dificuldades, não deixamos nosso sonho de lado. Compramos 130 pacotes de sementes, que custam por volta de R$1, e ainda levamos várias mudas de árvores e plantas para a aldeia, para iniciarmos nossa obra.  Porém diante da falta de recursos para irmos à Reserva com muita frequência e falta de recursos para comprarmos telas de proteção para cercar a horta, resolvemos começar como podíamos. Instruimos nossos amigos a semearem as sementes em recipiente adequado, para que as primeiras mudas fossem  produzidas. Assim eles fizeram, sem ter a supervisão necessária, para a realização da tarefa. 
Quando voltamos, tivemos uma grande decepção, pois as mudas, já germinadas foram totalmente destruídas por  formigas!!! Parece que esse pequeno animalzinho também queria se alimentar.....rsrsrsrsrsrs.... Contando, parece até engraçado, visto que também são expressões de vida, mas ficamos muito tristes, pois vimos nosso sonho ser "devorado", por esses bichinhos!
Perdemos todo o investimento para formação da nossa Horta tão sonhada...
Desistimos???? Não. Não desistimos e nem iremos desistir. Apenas teremos que pensar melhor em como continuar para que esse projeto possa se realizar.
Nossos amigos (indígenas), infelizmente, terão que esperar mais um pouquinho. Estão ansiosos por esse dia, assim como nós. 
Não perdemos a fé!  
Essa horta ainda há de existir, e dela sairão outras pequenas hortas para abastecer toda a Reserva, e nunca mais nossos amigos passarão necessidade com alimentação, e terão a dignidade de produzir seu próprio alimento, sem ter que depender de assistencialismos.
Se você que está lendo essa postagem, se sensibilizou e sentiu vontade de contribuir de alguma maneira, entre em contato conosco, nos escrevendo um email: peladignidadehumana@terapiasecursos.com.br

O sonho não acabou!!!
Beijos a todos
Sandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão pelo comentário!!! Paz profunda!!!